Projeto "Cores da Esperança" transforma ambientes hospitalares em Florianópolis |
Joinville envia comboio de ajuda humanitária para Guaíba
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Prefeitura mobiliza equipes e equipamentos para apoiar cidade atingida por enchentes no Rio Grande do Sul
Na manhã desta quarta-feira (29), um comboio de ajuda humanitária partiu de Joinville com destino a Guaíba, no Rio Grande do Sul. A operação envolve cinco caminhões caçamba, duas retroescavadeiras, um caminhão-tanque dos Bombeiros Voluntários, uma carreta, uma carreta bitrem, além de servidores públicos e trabalhadores terceirizados. Esta iniciativa faz parte de uma campanha de Santa Catarina para apoiar cidades afetadas por desastres naturais, com Joinville focando na assistência a Guaíba.
O prefeito de Joinville, Adriano Silva, destacou a importância da ação: “Essa ação faz parte de uma campanha de Santa Catarina em que vários prefeitos assumiram a ajuda específica para algumas cidades e Joinville está apoiando Guaíba, ajudando com a Defesa Civil e Assistência Social e na parte da Educação e Infraestrutura nós mandamos equipes que verificaram as necessidades. Então hoje estamos mandando esse comboio de ajuda humanitária”.
A viagem de mais de 600 km deve levar o comboio a Guaíba no início da noite, com o objetivo principal de limpar ruas e remover entulhos dos imóveis danificados pelas enchentes. Além disso, serão distribuídos materiais escolares para restabelecer a normalidade nas escolas municipais afetadas.
Seis escolas em Guaíba foram atingidas, cinco delas gravemente. Em resposta, a Secretaria de Educação de Joinville enviou carteiras, cadeiras escolares, armários e itens para cozinha. A equipe de Joinville inclui membros da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, Secretaria de Infraestrutura Urbana e Secretaria de Comunicação, além dos Bombeiros Voluntários que auxiliarão na limpeza das ruas.
Para as crianças, foram arrecadados brinquedos pela igreja Onda Dura, levando um alento em meio à crise. Paulo Rogério Rigo, secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, explicou: “As nossas equipes em duas frentes já estivemos na cidade de Guaíba e prestamos apoio técnico que continua. Agora, nessa fase, estamos indo com maquinários e caminhões e materiais para reequipar as escolas. Verificamos junto com os representantes de Guaíba que essas eram as principais demandas deles que nós poderíamos ajudar”.
Guaíba, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, tem uma população de 95 mil habitantes, com 38,3 mil afetados diretamente pela enchente.
Deixe seu comentário